domingo, 2 de maio de 2010

PRECAUÇÕES nos treinos de musculação

     Antes de começar a treinar é importante prestar atenção em alguns detalhes para evitar possíveis lesões.
     Primeiramente, para se tirar o máximo de proveito durante seu treino é importante fazer uma avaliação física. Esta tem como objetivo identificar o seu nível de aptidão física atual, permitindo que os exercícios possam ser prescritos de acordo com suas necessidades e seus objetivos. Avaliações periódicas permitirão verificar as possíveis alterações da aptidão física, decorrentes do programa de exercícios físicos.
     Também é muito importante você conhecer o lugar onde irá malhar (equipamentos com boas condições) e com quem irá malhar (profissional graduado de Educação Física, para prescrição e orientação dos exercícios).
     É importante que no início do treino a musculatura esteja bem aquecida preparando os músculos que serão trabalhados.
     A maioria das lesões na sala de musculação está relacionada a técnicas precárias, sobrecargas incompativeis com as condições do praticante, movimentos repetitivos que extrapolam limites das articulações, comprimindo ligamentos, tendões, entre outras estruturas.
     Algumas lesões mais comuns são: distensões, torções ligamentares e lesões por excesso de uso, como fraturas por estresse.
     É importante salientar que os próprios exercícios de musculação são cada vez mais utilizados como prevenção e reabilitação de lesões em esportes e em outras situações. Isso por darem estabilidade a articulações, favorecem a saúde óssea, entre outras aplicações, tendo, assim sua utilização cada dia mais incentivada na literatura científica. Desta forma, não se esqueça de que é importante realizá-los com prudência para aproveitar ao máximo seus benefícios com segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário